Este Blog foi criado como forma de repositório de atividades, para serem realizadas pelos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Na barra lateral da esquerda encontram- se as Páginas divididas por temas específicos.

Água


 O que é Água? 
       Pode até parecer um pouco absurdo fazer esta pergunta, mas o que é a água? Já que todos bebemos água e já a utilizamos para as mais variadas necessidades em infindáveis momentos da nossa vida. 
     Mas, afinal qual é a composição deste líquido que dá vida a todo o planeta terra? A água é formada por dois átomos de hidrogênio (H2) e por um átomo de oxigênio (O), formando assim, a molécula H2O
         

A água pode ser encontrada em três estados:






Líquido: se encontra na maior quantidade no planeta.A água no estado líquido, não possui forma própria.Outra curiosidade é que a quantidade de água não muda quando transferida de um local para outro.
É também neste estado que ela se torna A temperatura é um fator responsável por manter ou transformar a água em seus três estados físicos mais disponível para os seres vivos.

Sólido: é característico por possuir uma forma definida como, por exemplo, a de um cubo de gelo. É importante saber que a água pura  se congela à temperatura de zero grau Celsius, quando a pressão atmosférica é normal, ou seja, encontrada a nível do mar.
Se pudéssemos enxergar as pequeníssimas partículas que compõem a água, notaríamos que estão bem juntas umas das outras e ocupando posições fixas, característica esta do estado sólido.

Gasoso: somos levados a pensar que a água no estado gasoso é qualquer forma de vapor-d'água. Na verdade, o vapor- d'água é diferente de água no estado gasoso. No estado gasoso, as partículas ficam muito afastadas umas das outras e não formam pequenas gotas como no vapor.A água no estado gasoso, bem como no de vapor-d'água, ocupa espaço, como no estado líquido, que se adapta aos recipientes em que se encontra. A diferença está no fato de que, se não tamparmos o recipiente que contém água neste estado físico, a água escapará para a atmosfera e ocupará um maior espaço.Então além de não ter forma definida, o estado gasoso pode também ocupar espaços ou volumes diferentes. ( Fonte: Tudo sobre Água )

                                  Mudanças dos Estados da Água

    A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido.
   Existem nomes que representam cada uma destas mudanças de estados físicos, veja abaixo quais são:
     Para que aconteçam a fusão e a vaporização é necessário fornecer energia – aquecer – a água. 
     Para que aconteçam a solidificação (mudança de estado liquido para o estado sólido) e a liquefação (do estado gasoso para o liquido) é preciso retirar energia – o calor – da água. 
      A evaporação da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente e é lenta. A água ferve, do liquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, por que ocorre a ebulição. 
     O ponto de ebulição da água depende também do nível de pressão do ambiente. 

Ebulição e vaporação são, na realidade, tipos de vaporização



                             Propriedades da Água



Apresenta praticamente a mesma massa desde que o Planeta se formou. 

* É purificada pela evaporação e também pela penetração no solo, até os lençóis freáticos. 

* A água potável é cristalina, inodora, incolor e insípida. 

* É considerada solvente universal, propiciando a formação de misturas com outras substâncias. 

* Pode transportar substâncias e outros corpos. 

* Quando em repouso, apresenta sua superfície plana e horizontal. 

* Apresenta uma tensão superficial, isto é, capacidade de manter juntas as moléculas de sua superfície. 

* Uma torneira que goteja demonstra como a água se apega a si mesma. À medida que a água cai em gotas, cada gota fica um instante pendurada na torneira, estende-se, solta-se, e a seguir forma instantaneamente uma pequena bola. As moléculas da superfície da água mantêm-se tão coesamente ligadas entre si que a água pode sustentar objetos mais pesados que ela. A água salgada apresenta maior densidade do que água doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário